Direito de ir e vir todos têm, mas geralmente isso é feito com muita dificuldade. Melhorar a mobilidade urbana e a qualidade do transporte são alguns dos grandes esforços da gestão de Rui. A chegada do Metrô e a construção de novas avenidas, passarelas e viadutos, além da recuperação de estradas, já estão ajudando e fazendo a diferença na vida das pessoas. Mas o trabalho precisa seguir em frente, porque ainda tem muita coisa a ser feita e o nosso estado tem que continuar se desenvolvendo.

 

Principais entregas:

  • METRÔ (Salvador – Lauro de Freitas)

O Metrô, que ficou tantos anos parado, hoje, após passar para a responsabilidade de Rui, já o 3º maior do Brasil, com duas linhas à disposição dos passageiros.  

 

  • VIA BARRADÃO

A Via Barradão liga a AV. Paralela à Av. Artêmio Valente, melhorando o acesso ao Estádio Manoel Barradas. A obra possui 4,6km de extensão, além de contar com pistas duplicadas e novos passeios, paisagismo, praça e quadra de esportes.

 

  • VIA METROPOLITANA

A Via Metropolitana tem uma extensão de 11,2km e beneficia 2 milhões de habitantes dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho.

 

  • VIA ATLÂNTICA

A Via Atlântica, mais conhecida como Estrada da Cetrel, teve o trecho de 19km entre Camaçari e a Estrada do Coco (BA-099) recuperado e os outros 2,8km foram duplicados. Além de favorecer o turismo e valorizar a área industrial e o acesso ao Litoral Norte, a obra ainda beneficia cerca de 400 mil moradores da Região Metropolitana de Salvador.

 

  • ANEL VIÁRIO DE CANDEIAS

A primeira etapa do Anel Viário de Candeias foi entregue, do entroncamento da BA-523 (Sentido São Sebastião) ao entroncamento da BA-522 (Sentido São Francisco do Conde), com extensão de 7,10km. A segunda etapa está em andamento, do entroncamento da BR-324 até a BA-523.

 

  • VIADUTO DA NÓIDE CERQUEIRA

O novo viaduto que liga a Avenida Nóide Cerqueira à BR-324, em direção a Salvador, possui 104,7 metros de extensão e 11,35 metros de largura, incluindo pista de rolamento e passeio, duas faixas de tráfego e dias alças de 607 metros de extensão.

 

  • INFOVIA DIGITAL DA BAHIA

A Infovia Digital é uma estrutura de conectividade em fibra óptica, com acesso de qualidade em alta velocidade. São conectados mais de 500 órgãos do Governo do Estado, incluindo mais de 200 unidades de Educação e mais de 100 unidades da Segurança Pública.

 

  • AVENIDA GAL COSTA

A Avenida Gal Costa faz parte do projeto da Linha Azul, que vai ligar o bairro do Lobato até Patamares. Com a duplicação da via, o trânsito na região de Pau da Lima e Avenida São Rafael vai melhorar. A Linha Azul ainda possui 4 túneis que, que ligam a Avenida Pinto de Aguiar à Avenida Gal Costa.

 

  • AVENIDA ORLANDO GOMES

A Avenida Orlando Gomes foi totalmente reformulada e faz parte do projeto da Linha Vermelha, que vai ligar os bairros de Piatã e Paripe.

 

  • NOVA LAGOA GRANDE

 

  • ANEL VIÁRIO DE EUCLIDES DA CUNHA

 

  • 5 MIL KM DE ESTRADAS (até o final do ano)

 

  • 40 ENCOSTAS ENTREGUES (Salvador e Candeias)

 

  • 80 MIL UNIDADES HABITACIONAIS CONSTRUÍDAS

 

Cuidar de um estado grande não é fácil. É por isso que Rui está regionalizando a saúde na Bahia, para que cada baiano não precise se deslocar até um local de atendimento muito distante da sua cidade. Estão sendo entregues novos hospitais, policlínicas, maternidades, UPAs e programas itinerantes. A gente sabe que ainda falta muito, mas o trabalho segue em ritmo acelerado para que a saúde chegue cada vez mais perto de todos os baianos.

 

Principais entregas:

  • 7 NOVOS HOSPITAIS
  1. HGE 2 (Salvador)
  2. Hospital da Mulher (Salvador)
  3. Hospital Couto Maia (Salvador)
  4. Hospital Regional da Costa do Cacau (Ilhéus)
  5. Hospital Regional da Chapada (Seabra)
  6. Hospital Geral Prado Valadares 2 (Jequié)
  7. Hospital Metropolitano (Lauro de Freitas – obras em andamento)

 

  • 12 HOSPITAIS EM REFORMA OU AMPLIAÇÃO
  1. Hospital Geral Ernesto Simões Filho (Salvador)
  2. Hospital Geral Roberto Santos (Salvador)
  3. Hospital Eládio Lasserre (Salvador)
  4. Hospital Geral Menandro de Faria (Lauro de Freitas)
  5. Hospital Geral de Vitória da Conquista 
  6. Hospital Geral de Ipiaú
  7. Hospital Regional Dantas Bião (Alagoinhas) 
  8. Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus
  9. Ampliação do Hospital Regional de Guanambi
  10. Reforma do Hospital Estadual da Criança (Feira de Santana)
  11. Reforma da Emergência do Hospital Clériston Andrade (Feira de Santana)
  12. Reforma do Hospital Ana Nery (Salvador)

 

  • 8 POLICLÍNICAS REGIONAIS

As Policlínicas atendem toda uma região, realizando exames de média complexidade e disponibilizando micro-ônibus para garantir o transporte de ida e volta dos pacientes gratuitamente.

 

  • 3 NOVAS MATERNIDADES
  1. Maternidade do Hospital Regional de Guanambi
  2. Maternidade do Hospital Estadual da Criança (Feira de Santana)
  3. Centro de Parto Humanizado no Subúrbio de Salvador

 

  • 5 UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO ENTREGUES
  1. UPA de Feira de Santana
  2. UPA de Vitória da Conquista
  3. UPA de Barreiras (unidade foi entregue por Rui, mas a prefeitura do município não abriu o equipamento)
  4. UPA de Jequié
  5. UPA de São Caetano

 

  • MUTIRÃO DE CIRURGIA

O Mutirão de Cirurgias já realizou mais de 16 mil cirurgias eletivas em todos os municípios da Bahia.

 

A região Nordeste sempre sofreu muito com a estiagem. E aqui na Bahia os desafios são grandes, mas o nosso governo trabalha para dar uma vida digna a todos os baianos. É por isso que, além de programas como ‘Água para Todos’ e ‘Águas do Sertão’, Rui está entregando novas adutoras, barragens e sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário. Mesmo enfrentando a maior seca dos últimos 100 anos, o trabalho segue firme para levar mais água de qualidade ao nosso povo.

 

Principais entregas:

  • ÁGUA PARA TODOS

 

  • MAIS DE 70 MIL CISTERNAS CONSTRUÍDAS

 

  • 54 SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO CONSTRUÍDOS, REFORMADOS OU AMPLIADOS

 

  • 6 ADUTORAS ENTREGUES
  1. Adutora de Ponto Novo
  2. Adutora na Barragem Tourinho de Abreu
  3. Reversão da Barragem de Santa Helena para a captação de Jacumirim / Salvador e Região Metropolitana
  4. Adutora do Rio Gaviãozinho
  5. Adutora do Açude Jacurici (Queimadas / Santa Luz)
  6. Adutora Acaraci / Itarantim

 

  • BARRAGEM DO RIO COLÔNIA

A Barragem do Rio Colônia vai resolver o problema constante de falta de água em Itapé, Itabuna e municípios vizinhos. E mais de 353 mil habitantes serão beneficiados.

 

  • ÁGUA DO SERTÃO

O programa Águas do Sertão já levou água de qualidade para cerca de 25 mil pessoas de 59 localidades. Nessa etapa, serão mais de 58 mil beneficiados.  

 

O trabalhador do campo sempre representou uma grande importância para o crescimento da economia do estado. É por isso que o nosso governo foi o que mais investiu em Agricultura Familiar na história da Bahia, principalmente com a construção e ampliação de agroindústrias e entregas de títulos de terra. Tem muita coisa a ser feita ainda, mas o importante é que o nosso trabalho vai seguir valorizando toda a nossa gente, seja na zona rural ou urbana.

 

Principais entregas:

  • MAIS DE 13 MILHÕES DE MUDAS DE PALMAS

Foram distribuídas 13,6 milhões de mudas de palmas para 13.635 famílias. A palma tem um alto valor nutritivo, além de garantir a segurança nutricional e a sobrevivência do rebanho da pecuária do semiárido baiano.

 

  • MAIS DE 11 MIL TÍTULOS DE TERRA ENTREGUES

Além de entregar 11.865 títulos de terra, foram enviados 10 títulos de áreas coletivas de povos e comunidades tradicionais, representando uma área regularizada de mais de 14 mil e 800 hectares e beneficiando 887 famílias de 8 municípios.

 

  • IMPLANTAÇÃO DE AGROINDÚSTRIAS

Construção e ampliação de 73 agroindústrias que vêm beneficiando mais de 6,5 mil famílias envolvidas com a Agricultura Familiar.

 

  • ASSISTÊNCIA TÉCNICA RURAL (ATER)

A ATER promove a inclusão socioprodutiva, elevando a produtividade e a qualidade dos alimentos. Mais de 72 mil famílias já foram beneficiadas na Bahia.

 

  • 16 MIL CAPACITAÇÕES

Dezesseis mil agricultores familiares receberam capacitações e formações técnicas para a produção do leite, cacau, café, caprinovinocultura, avicultura, etc.

 

  • GARANTIA SAFRA

O Garantia Safra visa garantir a sobrevivência de agricultores familiares em caso de perda de safras em função da seca ou excesso hídrico.

 

  • UNIDADES DE BENEFICIAMENTO DE MEL

Investimento na implantação de 12 Unidades de Beneficiamento do Mel (UBM), de 2015 a 2018, através de convênios com associações e cooperativas de toda Bahia. As unidades já estão em funcionamento, beneficiando 900 famílias.

 

  • REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A Regularização Fundiária em cerca de 200 municípios, através dos consórcios municipais, já beneficiou mais de 40 mil famílias de agricultores.

 

  • SELOS DE IDENTIFICAÇÃO

Foram realizadas 1.561 concessões de Selos de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF), beneficiando 3.600 famílias. A medida, além de promover a comercialização do produto, permite a isenção total de ICMS com crédito presumido de 100%.

 

  • FOMENTO À CADEIA DA CAPRINOVINOCULTURA

Foram distribuídos 2,3 mil matrizes e 90 reprodutores de caprinos, com qualidade genética, para diversos municípios dos Territórios de Identidade de Irecê e Sisal (caprinocultura de leite), beneficiando cerca de mil famílias da agricultura familiar.

Quando o assunto é Segurança Pública, a gente já sabe que trata-se de um problema sério em todo o país. Aqui na Bahia, são desafios como esse que nos movem diariamente para tentar tornar o nosso estado um lugar cada vez melhor para viver. É por isso que Rui está modernizando a segurança e investindo em projetos sociais. A gente sabe que ainda tem muito a ser feito, mas o importante é que o trabalho continue seguindo em frente, sempre levando mais segurança para todos os baianos.

 

Principais entregas:

  • MAIS DE 6,4 MIL POLICIAIS CONTRATADOS 

 

  • 100% DAS VIATURAS RENOVADAS 

 

  • 2 DELEGACIAS ESPECIAIS DE ATENDIMENTO À MULHER (DEAM)
  1. DEAM de Alagoinhas
  2. DEAM de Paulo Afonso

 

  • 39 BASES COMUNITÁRIAS MÓVEIS

Entre 2015 e 2018, foram adquiridas 39 novas bases comunitárias móveis pela Polícia Militar. E, atualmente, o estado conta com 68 equipamentos em funcionamento.

 

  • 18 BASES COMUNITÁRIAS DE SEGURANÇA (BCS)

As Bases Comunitárias de Segurança realizam atividades sociais nas comunidades da capital e do interior, por meio do esporte, da cultura e da arte.

 

  • CENTRO DE OPERAÇÕES E INTELIGÊNCIA (COI)

O Centro de Operações e Inteligência é um espaço para monitoramento e combate à criminalidade em todo o estado com as mais de mil câmeras integradas ao sistema.

 

  • 2 GRUPAMENTOS AÉREOS (GRAER)

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia combate o crime organizado e reforça a segurança das cidades e da zona rural.

 

  • RONDA MARIA DA PENHA

A Ronda Maria da Penha garante a proteção das vítimas de violência que possuem medidas protetivas contra os seus agressores, bem como as auxilia com acompanhamento psicológico e assistencial, realizando visitações periódicas às residências.

 

  • 22 CENTROS INTEGRADOS DE COMUNICAÇÃO (CICOM)

Os Centros Integrados de Comunicação integram e atendem os serviços de urgência e emergência de uma região (190 – Policia Militar, 193 – Bombeiros e 197 – Polícia Civil).

 

  • 31 DISTRITOS INTEGRADOS DE SEGURANÇA (DISEP)

Os Distritos Integrados de Segurança Pública unem os trabalhos das polícias Civil e Militar. As DISEPs combatem o tráfico de drogas, assaltos  e arrombamentos a bancos e caixas eletrônicos, e também reforçam o policiamento das estradas e das zonas rurais dos municípios do interior.

 

Melhorar a qualidade do ensino é essencial. Mas criar oportunidades para colocar toda a teoria em prática é muito importante para a profissionalização e o desenvolvimento da nossa gente. É por isso que Rui apresentou projetos que estão capacitando os jovens estudantes desde cedo para o mercado de trabalho. E o trabalho tem que seguir em frente, porque a Bahia não pode parar e os baianos querem continuar crescendo.

 

Principais entregas:

  • MAIS FUTURO

O programa Mais Futuro já beneficiou mais de 7 mil  estudantes, auxiliando financeiramente os universitários de todas as regiões do estado. Os alunos contemplados são aqueles que têm bom desempenho nos respectivos cursos.

 

  • PRIMEIRO EMPREGO

O programa Primeiro Emprego já contratou mais de 6.500 estudantes.

 

  • PARTIU ESTÁGIO

O programa Partiu Estágio dá oportunidades a jovens universitários se inserirem no mercado de trabalho. Já são 5.800 beneficiados de instituições federais, estaduais e privadas da Bahia. A prioridade é para estudantes inscritos nos Programas Sociais e que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede particular.

Levar educação de qualidade para o povo sempre foi uma das maiores propostas do nosso governo. E essa qualificação acontece por meio da digitalização e de uma maior capacitação dos professores. O desafio é grande, mas o importante é seguir trabalhando com amor, para que o nosso povo sempre tenha mais motivos para sorrir.

 

Principais entregas:

  • 30 ESCOLAS CONSTRUÍDAS E 14 EM CONSTRUÇÃO

 

  • 112 ESCOLAS AMPLIADAS / REFORMADAS OU EM AMPLIAÇÃO / REFORMA

 

  • E-NOVA EDUCAÇÃO

O E-Nova Educação Bahia é o maior programa do Google Education do mundo. Um projeto para usar a tecnologia do Google no intuito de facilitar o aprendizado e trazer inovação para a sala de aula. Hoje, mais de 500 escolas na Bahia já foram contempladas e 24 mil professores estão sendo treinados.

 

  • CURRÍCULO BAHIA

O Currículo Bahia é um modelo de educação que, além das matérias básicas, ensina disciplinas adaptadas ao contexto da região.

 

  • ESCOLAS CULTURAIS

As Escolas Culturais são espaços para fortalecer a escola no âmbito formativo, artístico, inovador e sociocultural. Já são 85 unidades escolares envolvidas no estado.  

 

  • 3 NOVOS CENTROS JUVENIS DE CIÊNCIA E CULTURA (CJCC)

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura funcionam como laboratórios de experimentação pedagógica com natureza interescolar. O projeto contempla alunos do 9º ano ao Ensino Médio com cursos e oficinas interdisciplinares (aulas de robótica, criação de quadrinhos, etc). Alguns CJCCs apresentam atividades em parceria com universidades estaduais como a UESB e eventos como a Campus Party, e seus alunos participam de competições diversas, sendo finalistas em importantes disputas a nível regional, nacional e internacional.

 

  • EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Em parceria com o SEBRAE, já foram oferecidas 15 mil vagas em cursos de Educação Empreendedora e mais de mil vagas no curso técnico em Administração com ênfase em Empreendedorismo.  

 

  • FÁBRICAS-ESCOLA

As Fábricas-Escola são espaços de formação profissional e tecnológica com foco na cadeia produtiva de uma região. Já foram implantadas duas na Bahia: a Fábrica-Escola de Chocolate (Gandu e Ilhéus).

 

  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

A Educação Profissional e Tecnológica da Bahia é, hoje, a 4ª maior do Brasil e a 1ª do Nordeste. O número de vagas subiu de 90 mil para 140 mil alunos neste segundo semestre. Já o número de escolas com a modalidade foi ampliado de 172 para 225, bem como a quantidade de cursos, de 71 para 83.